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LÍNGUA PORTUGUESA -COMO PONTUAR CORRETAMENTE SEM MISTÉRIO

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Mensagem por Admin Sex Jul 21, 2017 5:47 pm

AULA 1: PONTUAÇÃO


PONTUAÇÃO:
1-USO DO DOIS PONTOS
                         2-USO DO PONTO E VÍRGULA
                         3-USO DAS ASPAS
                         4-USO DO TRAVESSÃO
                         5-USO DA VÍRGULA
                         6-USO DOS PARÊNTESES


1- USO DO DOIS PONTOS

a) Antes de citações
b) Antes de uma enumeração explicativa
c) Antes de uma consideração
d) Antes de uma oração apositiva
e) Antes de um aposto(geralmente enumerativo)


a) Antes de citações

Ex: Vejamos o que nos diz Gilberto Freyre: “ A arquitetura doméstica no Brasil está em fase de transição “.


b) Antes de uma enumeração explicativa

Ex: Os amigos são poucos: Paulo, Renato, José e Antônio.



c) Antes de uma consideração

Ex: Considerando:

a) A alta taxa de desemprego no país;
b) A excessiva inflação;
c) A recessão econômica.


d) Antes de uma oração apositiva

Ex: Desejo uma coisa: que sejas feliz.

NOTA: A oração apositiva geralmente vem introduzida pela conjunção integrante Que ou Se.

Aposto = Só desejo uma coisa: a tua felicidade.
Oração Apositiva = Só desejo uma coisa: que sejas feliz.


e) Antes de um aposto

Ex: É assim Lenine: esquivo, irascível, exigente.

2-USO DO PONTO E VÍRGULA

a) Separar orações coordenadas de grande extensão
b) Separar orações coordenadas adversativas ou Antítese
c) Separar termos de uma enumeração
d) Separar orações com Zeugma
e) Separar orações já pontuadas internamente com vírgula
f) Separar termos de uma consideração


a) Separar orações coordenadas de grande extensão

Ex: Os excelentes jogadores de futebol olímpico reclamaram com razão das constantes críticas do técnico; Porém o teimoso técnico ficou completamente indiferente aos reiterados pedidos dos jogadores.

NOTA: Oração coordenada é aquela em que a segunda oração não exerce função sintática em relação a primeira. Apesar de haver uma relação de sentido.

Ex: Fui à escola, entrei na sala e cumprimentei o professor.

Oração coordenada sem conjunção = Assindética
Oração coordenada com conjunção = Sindética


b) Separar orações coordenadas adversativa ou Antítese

Ex: Todos correm para as assembléias; Todavia sob um mau governo.  (coordenada adversativa)

Ex: Muitos se esforçam; Poucos conseguem.  (Antítese)

NOTA: Coordenada adversativa expressa idéia de oposição, coisa contrária. Principais conjunções adversativas: Mas, Porém, Contudo, Todavia, No entanto, Entretanto, Não obstante.

NOTA: Antítese é a figura de linguagem usada para designar aproximação de palavras que se opõem por sentido. Ex: Foi ao hospital encontrar a vida e encontrou a morte.


c) Separar termos de uma enumeração

Ex: São órgãos do Poder Judiciário:
1 O STF (Supremo Tribunal Federal);
2 O STJ (Superior Tribunal De Justiça);
3 Os Tribunais e Juízes do Trabalho.



d) Separar orações com Zeugma

Ex: O vento estava cortante; O dia, frio.  (omissão do estava)



NOTA: Zeugma é a figura de linguagem onde há omissão de um termo já citado. É uma elipse especial. Elipse é a figura de linguagem onde há omissão de um termo facilmente identificado na frase.
           Ex: Em frente, um cartaz de cinema. (elipse=omissão do há identificado pela vírgula)
Ex: O vento estava cortante; O dia, frio. ( zeugma=omissão do estava identificado pela vírgula)
Elipse # zeugma



e) Separar orações já pontudas internamente com vírgula

Ex: Eram frustradas, insatisfeitas; Além disso, seus conhecimentos eram duvidosos.


f) Separar termos de uma consideração

Ex: Considerando:
a) A alta taxa de desemprego no país;
b) A excessiva inflação;
c) A recessão econômica.


3- USO DAS ASPAS

a) Para isolar citação de outro autor
b) Para isolar palavras estranhas à língua
c) Para dar destaque a uma palavra ou expressão
d) Para mostrar que a palavra está sendo usada em sentido diferente (geralmente irônico)



a) Para isolar uma citação de outro autor

Ex: Diz Thomas Mann: “ Todo caminho que trilhamos pela primeira vez é muito mais longo e difícil do que o mesmo caminho quando já o conhecemos. “


b) Para isolar palavras estranhas à língua (Gírias, Estrangeirismos, Neologismos, Expressões populares)

Ex: Ele era um “Gentleman”.
Ex: Ele estava “numa boa”.
Ex: O rapaz ficou “grilado” com a situação.
Ex: O ministro se considera “imexível” (=neologismo: Criação desnecessária de palavra nova).


c) Para dar destaque a uma palavra ou expressão

Ex: Já entendi o “porque” do seu projeto; Só não percebo como executa-lo.

NOTA: Uso do porque/ por que/ porquê/por quê
Porque= usado como conjunção explicativa. Ex: O aluno não foi à aula porque estava chovendo.



Por que (dois casos)
a) Quando equivale a pelo qual. Ex: Este é o caminho por que passamos todos os dias.

b) Quando equivale por qual razão. Ex: Não sabemos por que você não compareceu.
                                                                 Ex: Por que ele faltou à reunião?

Porquê= usado quando se trata de um substantivo. É o porquê substantivado. Nesse caso, vem sempre precedido de um artigo ou palavra determinante para substantiva-lo.
Ex: Nem o governo sabe o porquê da inflação.

Por quê= usado no final de frase. A palavra que usada no final de frase deve ser sempre acentuada.
Ex: Você vive de quê?    Ex: Ele faltou por quê?



d) Para mostrar que a palavra está sendo usada em sentido diferente (geralmente irônico)

Ex: Sua idéia foi mesmo “fantástica”.



4- USO DO TRAVESSÃO
a) Para indicar, nos diálogos, mudança de interlocutor
b) Para substituir dupla vírgula em orações intercaladas



a) Para indicar,nos diálogos, mudança de interlocutor

Ex: - De quem são as pernas?
     - Da Madalena, respondeu Gordin.
     - Quem?
     - Uma professora. Não a conhece?
     - Educada, atalhou João Nogueira.



b) Para substituir dupla vírgula em orações intercaladas


Ex: Eu, disse o eminente jurista, não concordo. (dupla vírgula)
Ex: Eu –disse o eminente jurista-não concordo.(uso do travessão)

NOTA: “disse o eminente jurista” é uma oração intercalada.Oração intercalada é uma oração independente, não pertence à seqüência do período. É utilizada para uma explicação, uma citação. Elas vêm separadas por vírgulas ou travessões. Note que não há necessidade dela na frase para o entendimento. Ex: Eu não concordo
                       Ex: Eu, disse o eminente jurista, não concordo. (A intercalda foi usada para dar uma explicação no interior da frase).

NOTA: Palavras parônimas são palavras parecidas na pronúncia e na escrita, mas de sentidos diferentes. Ex: Eminente x Iminente

Eminente= Excelência, altura.
Iminente= preste a ocorrer.
Ex: Estava iminente a deflagração da guerra. Ex: O eminente juiz proferiu a sentença.



5- USO DA VÍRGULA

1- NO INTERIOR DA ORAÇÃO                                                            
a) Separar termos que exercem a mesma função sintática na frase
b) Para isolar o aposto
c) Para isolar o vocativo
d) Para indicar a omissão de uma palavra na frase
e) Para isolar nome de lugar
f) Para separar palavras repetidas
g) Para separar o adjunto adverbial antecipado na frase
h) Para isolar expressões explicativas (Isto é, ou melhor, a saber)
i) Para isolar as conjunções adversativas ou conclusivas no interior da frase


2- ENTRE ORAÇÕES
a) Separar orações coordenadas assindéticas
b) Separar orações coordenas sindéticas, salvo oração aditiva
c) Para isolar a oração subordinada adjetiva explicativa
d) Para separar orações subordinadas adverbiais
e) Para isolar as orações intercaladas
f) Para indicar a elipse do verbo




1- NO INTEIROR DA FRASE

a) Separar termos que exercem a mesma função sintática na frase

Ex: Comprei um livro, um caderno, um lápis e um dicionário. (Todos exercem a função sintática de objeto direto)

NOTA: função sintática estuda a relação lógica de cada palavra na frase em relação aos outros termos. A função sintática da palavra pode ser, entre outras, sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo.

NOTA: Objeto Direto é o termo da oração que completa a significação de um verbo transitivo direto, sem auxílio da preposição. O objeto direto pode ser passado para voz passiva: Um livro, um caderno, um lápis e um dicionário foram comprados por mim.


b) Para isolar o aposto

Ex: José, meu sobrinho, chegou agora.
Ex. A casa, o pasto, tudo foi destruído.

NOTA: O aposto é o termo de valor substantivo que serve para explicar, especificar ou enumerar um termo anterior. O aposto pode se referir a qualquer termo na frase.
Tipos de Aposto: Explicativo = Carlos, o nosso leão, voltou à casa dos país.
                           Enumerativo = Roubaram tudo: Discos, jóias, dinheiro, documentos.
                           Recapitulativo = Seringa, termômetro, gaze, esparadrapo, tudo se derramou pelo chão.
                            Especificativo = O rio Amazonas é grande.


c) Para isolar o vocativo

Ex: A ordem, meus amigos, é a base do governo.
Ex: Que idéias tétricas, minha senhora!
Ex:Continuem, jovens, a sua luta.
Ex: Alunos, dirijam-se à secretaria.

NOTA: Vocativo é o termo que representa um chamamento, uma interpelação. Não possui função sintática na frase. Pode vir antecedido da interjeição ó. Ex: Ò meu deus, daí-me forças!


d) Para indicar a omissão de uma palavra na frase

Ex: No céu, dois fiapos de nuvens. (A vírgula serviu para indicar a omissão do há = Elipse)
Ex: Em frente, um cartaz de cinema. (Omissão do há representado pela vírgula= Elipse)


e) Para isolar nome de lugar

Ex: Paris, 22 de abril de 1983.
Ex: Campinas, 9 de março de 1980.


f) Para separar palavras repetidas

Ex: Nada, Nada dizia Maria toda amável.
Ex: Contigo, contigo, Amaury fora andar.
Ex: Não estudava física, nem química, nem matemática, nem história.


g) Para separar o adjunto adverbial separado na frase

Ex: Naquele dia, os candidatos receberam a imprensa.
Ex: Com afinco, muitos candidatos estudaram a matéria.
Ex: Eles, no domingo, não entrarão aqui.

NOTA: Adjunto adverbial é o termo que se liga a um verbo a fim de indicar uma circunstância.Se na frase existir um simples advérbio anteposto, a vírgula será dispensável.

Ex: Hoje os candidatos deverão receber os jornalistas.
Ex: Hoje, os candidatos deverão receber os jornalistas.


h) Para isolar expressões explicativas (Isto é, ou melhor, a saber)

Ex: A sua atitude, isto é, o seu comportamento na sala mereceu elogios.
Ex:Não haverá aula amanhã, ou melhor, depois de amanhã.


i) Para isolar as conjunções adversativas ou conclusivas no interior da frase.

Ex: A medida aplicada, no entanto, não resolveu o problema dos alunos.
Ex: Aceitaremos o contrato; Não fique, portanto, preocupado.

NOTA: As conjunções conclusivas são: Logo, pois, por isso, portanto, por conseguinte. Já as adversativas são: Mas, porém, contudo, todavia, no entanto, entretanto, não obstante.


2- ENTRE ORAÇÕES

a) Separar orações coordenadas assindéticas

Ex: Acendeu um cigarro, cruzou as pernas, estalou os dedos, demorou o olhar em Maria.

NOTA: Oração coordenada é aquela que não possui conjunção entre orações.O período composto por oração coordenada é aquele que não possui relação sintática entre suas orações, pois apresenta apenas uma seqüência de idéias. Conjunção é o termo que relaciona duas orações ou duas palavras de mesma função. Ela não se flexiona e pode ou não possuir sentido próprio. Ex: Nós queremos que ele volte.


b) Separar orações coordenadas sindéticas, salvo oração aditiva

Ex: Não saiu cedo, logo chegou atrasado. (conclusiva)
Ex: Ora falava, ora ficava em silêncio. (alternativa)


NOTA: A vírgula separa orações coordenadas sindéticas, porém a oração coordenada sindética aditiva não é separada por vírgula. Ex: Pedro estuda e trabalha. (Idéia de adição)

          A conjunção E indicando:
a) Orações ligadas por e com sujeitos diferentes;
b) Conjunção e vier repetida enfaticamente; (Polissíndeto)
c) Conjunção e assumir outros valores.
         (Nos casos acima usa vírgula)

a) Orações ligadas por e com sujeitos diferentes
      Ex: O garoto se feriu, e todos vieram ajuda-lo.
     
      b) Conjunção e vier repetida enfaticamente
      Ex: E volta, e recomeça, e luta, e vence.

      c) Conjunção e assumir outros valores
      Ex: Ele estudou muito, e não conseguiu passar. (adversativa)



c) Para isolar a oração subordina adjetiva explicativa

Ex: O homem, que é um ser racional, vive pouco.

NOTA: A oração adjetiva explicativa vem sempre introduzida pelo pronome relativo que e sempre será isolada por vírgulas. Já a adjetiva restritiva não usa vírgula. Ex: O menino que jogava bola marcou um gol.


d) Para separar orações subordinadas adverbiais

Ex: Quando o cantor entrou, todos aplaudiram. (adverbial temporal)
Ex: Se precisar de mim, telefone-me. (adverbial condicional)
Ex: Ele saiu da praia como quem sai de uma separação. (adverbial comparativa)

NOTA: A oração subordinada é aquela que exerce relação sintática em relação à outra. A subordinada adverbial exerce a função de um advérbio e acrescenta uma circunstância à oração principal. São orações subordinas adverbiais: Causal, Consecutiva, Condicional, Concessiva,Conformativa, Comparativa, Final, Temporal, Proporcional.


e) Para isolar as orações intercaladas

Ex:A estrada, disse-nos o guarda, está fechada.

NOTA: Oração intercalada é uma oração independente que não pertence à seqüência do período. É utilizada para uma explicação, uma citação.



f) Para indicar a elipse do verbo

Ex: Em frente, um cartaz de cinema. (Omissão do há)

NOTA: Elipse é a figura de linguagem onde há omissão de um termo facilmente identificado na frase.Ela vem representada por vírgula.



CASOS EM QUE NÃO USA A VÍRGULA

1-Entre o sujeito e o predicado
2-Entre o verbo e seus complementos
3-Entre o nome e seus complementos

1-Entre o sujeito e o predicado
= Não se separa o sujeito do verbo.

Ex: Os imigrantes, chegaram ao Brasil ontem. (errado)
Ex: Os imigrantes chegaram ao Brasil ontem.  (certo)

NOTA: A palavra imigrante é parônima de Emigrante. Imigrante é a pessoa que entra no país.Já Emigrante é aquele que sai do país. O advérbio de tempo ontem se estivesse no início da frase seria facultativo o uso da vírgula. No final da frase não usou vírgula porque ele não estava deslocado. Ex: Ontem, os imigrantes chegaram ao Brasil.


2-Entre o verbo e seus complementos

Ex: Os eleitores já desconfiam, de tantas promessas. (errado)
Ex: Os eleitores já desconfiam de tantas promessas. (certo)

NOTA: Quatro termos completam o verbo: Objeto direto, Objeto indireto, agente da passiva, Adjunto adverbial. O complemento verbal não pode ser separado do verbo por vírgula.

3-Entre o nome e seus complementos

Ex: Tenho a esperança, de que tudo volte ao normal. (errado)
Ex: Tenho a esperança de que tudo volte ao normal.  (certo)




6-USO DOS PARÊNTESES

a) Para isolar explicações, indicações ou comentários.



a) Para isolar explicações, indicações ou comentários

Ex: Os executivos brasileiros lideram o ranking dos que dedicam mais horas ao trabalho (54 horas semanais contra a média mundial de 41). Mas esse não é o fator determinante para deixa-los tão nervosos.

Ex: Ela (a rainha) é representante do povo.


QUESTÕES COMENTADAS

1-(FCC-2005) “A capital ajuda a diminuir a pressão sobre a floresta ao atrair mão-de-obra, além de gerar impostos -8,5 bilhões de reais – que podem ser aplicados em comunidades mais distantes”. O uso do travessão no segmento acima aponta o fato de que

a) O sinal é utilizado habitualmente para assinalar repetição de idéias.
b) O sinal de pontuação introduz, no contexto, uma enumeração.
c) O sinal de pontuação pode isolar segmento de diferente valor informativo.
d) Ele pode, normalmente, introduzir informação desnecessária no contexto.
e) Ele assinala uma ruptura na estrutura das frases, com prejuízo da seqüência lógica das idéias.


2- Seu Armando conheceu Leonardo, seu sobrinho, e sabia que ele era uma criança muito feliz.As vírgulas, no trecho acima, foram usadas para:

a) Separar termos de mesma função sintática
b) Separar o vocativo
c) Separar o aposto
d) Indicar a elipse do verbo
e) Isolar o adjunto adverbial antecipado


3- O Tietê, que é um rio de São Paulo, está muito poluído.

As vírgulas foram usadas para:
a) Isolar o adjunto adverbial antecipado na frase.
b) Separar termos que exercem a mesma função sintática na frase.
c) Isolar nome de lugar.
d) Isolar uma oração intercalada.
e) Isolar uma oração subordinada adjetiva explicativa.


4- (TRT 2003) “Na época da monarquia portuguesa, o povo da corte (criados, pajens, oficiais...) que não habitava o palácio era alimentado no local de trabalho”.  O uso dos parênteses indica:
a) Uma informação desnecessária.
b) Uma série explicativa.
c) A repetição de uma idéia.
d) Uma idéia fora do contexto.



GABARITO COMENTADO

1-C  
Comentário: O travessão é usado para separar dupla vírgula na frase em orações intercaladas ou para indicar, no diálogo, a mudança do interlocutor. Na questão acima, a resposta correta é a opção c, pois ele está isolando um segmento de valor informativo, uma informação adicional. As demais opções não respondem, pois não se trata de ruptura na estrutura da frase (opção e), não é uma informação desnecessária ao contexto (opção d), não é o caso de uma enumeração (opção b) e não assinala repetição de idéias. (opção a).


2-C
Comentário: O termo separado por vírgula é um aposto. O aposto é o termo de valor substantivo que serve para explicar, especificar ou enumerar um termo anterior. É o caso do aposto explicativo. Ele explica que Leonardo é o sobrinho de Seu Armando.


3-E
Comentário: A oração adjetiva explicativa vem sempre introduzida pelo pronome relativo que e será isolada por vírgulas. A oração, entre vírgula, faz uma explicação do rio Tietê, ela explica que é um rio de São Paulo. As demais opções não respondem à questão.


4-B
Comentário: O uso dos parênteses serve Para isolar explicações, indicações ou comentários. No caso em questão, é uma série explicativa. (criados, pajens, oficiais...) é uma série explicativa a que se refere ao povo da corte.
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