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OS 7 (SETE) PECADOS MORTAIS DE UMA NARRATIVA

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OS 7 (SETE) PECADOS MORTAIS DE UMA NARRATIVA  Empty OS 7 (SETE) PECADOS MORTAIS DE UMA NARRATIVA

Mensagem por Admin Sex Jul 21, 2017 6:13 pm

1-NARRAÇÃO
A Narração é um relato organizado de acontecimentos reais ou imagináveis.Ela tem como matéria básica o fato que será contado em 1ª ou 3ª pessoa.
Elementos da narrativa:
a) Enredo: a trama da narrativa
b) Personagens: aqueles que se envolvem na história
c) Tempo:momento das ações
d) Espaço: onde ocorre as ações
e) Narrador: aquele que conta a história
O incêndio

Ocorreu um pequeno Incêndio na noite de ontem, em um apartamento de
propriedade do Sr. Marcos da Fonseca.

No local habitavam o proprietário, sua esposa e seus dois filhos. Todos
eles, na hora em que o fogo começou, tinham saído de casa e estavam
jantando em um restaurante situado em frente ao edifício. A causa do
incêndio foi um curto circuito ocorrido no precário sistema elétrico do velho
apartamento.

O fogo despontou em um dos quartos que, por sorte, ficava na frente do
prédio. O porteiro do restaurante, conhecido da família, avistou-o e
imediatamente foi chamar o Sr. Marcos. Ele, mais que depressa, ligou para
o Corpo de Bombeiros.

Embora não tivessem demorado a chegar, os bombeiros não conseguiram
impedir que o quarto e a sala ao lado fossem inteiramente destruídos pelas
chamas. Não obstante o prejuízo, a família consolou-se com o fato de
aquele incidente não ter tomado maiores proporções, atingindo os
apartamentos vizinhos.


2-Os 7 Pecados Mortais de uma Narrativa

1. Uso e mau uso das palavras
As palavras funcionam como matéria-prima para a construção de qualquer texto. No entanto, elas também são como uma faca de dois gumes, fique atento.

Um defeito que um bom texto jamais deverá apresentar é a repetição de palavras.Estamos falando de repetições de palavras que desgasta a narrativa e empobrece, inclusive, seus significados.


Veja o exemplo:

"A menina esteve sentada ali durante toda à tarde. Coitada da menina, não sabia que a consulta duraria tanto e que sua mãe ficaria, então, preocupada. A menina pediu para telefonar e falou com a mãe, explicando-lhe a demora."

2. Falta de coerência interna e Coesão
Em uma redação, para que a coerência ocorra, as idéias devem se completar. Uma deve ser a continuação da outra. Caso não ocorra uma concatenação de idéias entre as frases, elas acabarão por se contradizerem ou por quebrarem uma linha de raciocínio. Quando isso acontece, dizemos que houve um quebra de coerência textual.
Vejamos alguns exemplos de falta de coerência textual:
“Estão derrubando muitas árvores e por isso a floresta consegue sobreviver.”
“Todo mundo destrói a natureza menos todo mundo”
Coesão é a conexão, ligação, harmonia entre os elementos de um texto. Percebemos tal definição quando lemos um texto e verificamos que as palavras, as frases e os parágrafos estão entrelaçados, um dando continuidade ao outro.
Os elementos de coesão determinam a transição de idéias entre as frases e os parágrafos.
Observe a coesão presente no texto a seguir:
“Os sem-terra fizeram um protesto em Brasília contra a política agrária do país, porque consideram injusta a atual distribuição de terras. Porém o ministro da Agricultura considerou a manifestação um ato de rebeldia, uma vez que o projeto de Reforma Agrária pretende assentar milhares de sem-terra.”
As palavras destacadas têm o papel de ligar as partes do texto, podemos dizer que elas são responsáveis pela coesão do texto.


3. Uso de clichês
Nada mais devastador do que o clichê, entendendo-se como clichê, as repetições de expressões, idéias ou palavras que, pelo uso constante e popularizado, nada mais significam. O clichê indica uma linguagem mais próxima do coloquial.Alguns provérbios são considerados clichês.
Exclua de sua redação narrativa as expressões:
Deus escreve certo por linhas tortas
Quem ama o feio bonito lhe parece
Quem vê cara não vê coração


4-Uso exagerado de adjetivos
Imagine se você lesse um início de narrativa assim:
"Numa linda, perfeita, maravilhosa, fantástica e ensolarada manhã de primavera brasileira, aquela extraordinária jovem de cabelos longos, negros e volumosos abriu a ampla janela para o belíssimo e perfeito jardim..."

Diga a verdade: você agüentaria ler o resto? É evidente que, ao descrever uma personagem ou o ambiente em que ela se encontra, precisaremos da ajuda de adjetivos; mas saiba priorizá-los no uso, evitando abundância desnecessária.
Uso ampliado de adjetivos também desgasta (como no exemplo acima) o texto, banaliza-o e nada acrescenta a ele.

5-Jamais use gírias
A gíria é um fenômeno da linguagem que não se identifica seu significado através do seu sentido literal, desse modo, uma gíria não pode ser traduzida em outra língua. O mal encontrado na gíria é que as pessoas que a adotam como linguagem desprezam nosso vocabulário.
Tá ligado – está entendendo ?
É nóiz na Fita – Conte comigo
Tá de boa – você está bem?
Rolé – Dar uma volta
Irado – Muito Legal!
Na moral – não tem uma tradução fixa, mas utiliza em frases do tipo: “falando sério” (na moral, tu é maior vacilão)
Treta- problema
Já é e Demorô – Afirmação
Mulão – Muita gente



6-Não fuja ao tema
Quando a redação possui um tema, o examinador espera que escreva sobre esse tema. Fugir do tema é zero na redação, e conseqüentemente um adeus a sua vaga na faculdade, por melhor que tenha sido seu desempenho na prova.
O tema sugere uma narrativa sobre “O incêndio”, mas você insiste em escrever algumas linhas sobre seu time do coração.
Na narração, uma outra forma de fugir do tema é escrever o texto em primeira pessoa (o narrador é a personagem), quando o enunciado pede narração em terceira pessoa (narrador observador).



7-“Coisismo”
Muitos estudantes sofrem de coisismo. Eles enfeitam suas redações com coisas aqui e ali. Em uma redação cheia de “coisas” o examinador pode perguntar: “Mas que coisa é esta?”. Procure não ser superficial ao escrever seu texto, e evite o uso da palavra coisa.

Exemplo:
O protocolo de Kyoto é uma coisa muito boa para o mundo. Enquanto muitas coisas têm sido feitas para melhorar o meio ambiente, muitas coisas foram esquecidas ao longo dos anos. Uma coisa é certa...

Procure objetividade. Uma coisa é apenas uma “coisa”, não dá propósito a sua redação.


3-EMPREGO CORRETO DE PALAVRAS NA REDAÇÃO
Acerca de: ____________________________
Há cerca de:___________________________
Mas:_________________________________
Mais:________________________________
A fim de:_____________________________
afim:________________________________
Mau:________________________________
Mal:_________________________________






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